
Como proteger sua marca: startups sólidas atraem mais investidores
Ao fundar uma startup, logo queremos vê-la decolar, não é mesmo? Mas, para isso, alguns fatores são fundamentais e ajudam a dar o reconhecimento e a consolidação que ela precisa no mercado.
Entre eles, está o registro de marcas e patentes, que, muitas vezes, é deixado de lado pelos novos empreendedores. Entretanto, registrar a marca logo no início da startup pode trazer inúmeros benefícios, além de evitar prejuízos ou problemas no decorrer das atividades da empresa.
Por isso, a dica é: proteja sua marca o quanto antes! A seguir, veja as vantagens de ter a marca protegida e como isso pode ajudar sua startup a crescer.
Por que toda startup precisa proteger sua marca?
Confira os principais benefícios que uma startup tem ao proteger sua marca.
Garante direito de exclusividade
O registro garante o uso exclusivo da marca, seja somente para o nome ou em conjunto com a identidade visual. Isso significa que ninguém mais poderá usar seu nome, já que você terá domínio e propriedade sobre ele. Isso impede que outras pessoas utilizem sua marca, até mesmo de forma ilegal – o que lhe traria enormes prejuízos.
Lembre-se: mesmo que você já venha usando a marca anteriormente, terá direito sobre ela quem registrar primeiro no INPI. Caso você precise provar que começou a utilizar a marca antes de outra empresa que tenha uma igual, será necessário entrar com uma ação judicial para comprovar a anterioridade, despendendo mais dinheiro e tempo nesse processo.
Atrai investidores e conquista clientes
A não ser que empreendedores iniciantes já contem com capital suficiente para colocar o projeto em prática, é natural que a startup precise de investidores. E por mais que a ideia seja brilhante e disruptiva, nem sempre é simples conseguir alguém que aposte na startup.
Nesse contexto, uma marca protegida terá um grande diferencial aos olhos dos investidores. Isso porque o registro de marcas garante credibilidade de mercado e dá maior garantia de retorno, reduzindo o risco do investimento.
Além disso, com o registro, sua startup ganha identidade e mostra seriedade no empreendimento. Desse modo, será reconhecida e conquistará a confiança de potenciais clientes.
Ou seja, ao proteger sua marca, você poderá buscar pelos melhores investidores e, ainda, atrair clientes com mais segurança.
Protege seus ativos
O registro de marcas e patentes — que é feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) — pode proteger todo o seu negócio.
Além de proteger a marca (considerada um bem móvel intangível da sua empresa), você tem a opção de providenciar o registro de uma invenção que tenha criado (como um software, por exemplo).
Isso porque o registro impede que a ideia seja tomada ou usada pela concorrência. Estando desprotegido, seu negócio ficaria em risco, criando prejuízos ou até mesmo gerando a perda do direito de uso da ideia. Ao registrar cada item de forma individual, você garante a total proteção do seu empreendimento.
Por isso, o pedido de registro de marcas e patentes deve ser feito já no início da startup. É interessante, inclusive, fazer uma pesquisa prévia antes mesmo de definir oficialmente o nome.
Uma dica para garantir êxito na proteção da sua marca é procurar uma empresa especializada, pois isso evita perda de tempo com o procedimento burocrático ou mesmo de dinheiro, caso o pedido não atenda todos os requisitos legais.
Como você viu, uma marca protegida é uma marca sólida no mercado. Todo empreendedor que quer desenvolver sua startup com seriedade precisa garantir o registro de sua marca. Uma boa notícia é que até pessoas físicas podem fazer a solicitação de registro. Portanto, proteja sua marca e consolide seu negócio no mercado!