Marcas e Patentes Registro de Marca

Veja 4 dicas para escolher uma boa consultoria de registro de marca

Um empresário que deseja se tornar referência no mercado sabe a importância de registrar sua marca para trazer reconhecimento para seu negócio. Diante disso, resta escolher entre fazer o requerimento por conta própria ou por meio de uma consultoria de registro de marca.

Embora o empresário possa pedir o registro sozinho, existem grandes vantagens em contratar uma empresa especializada. Se você optar por esse caminho, saiba que é importante escolher uma consultoria de registro de marca competente e confiável para que o processo seja concluído com sucesso.

Para lhe ajudar nessa decisão, separamos 4 dicas que você deve seguir na hora de escolher a melhor consultoria. Confira a seguir!

4 dicas para fazer a melhor escolha de consultoria de registro de marca

1. Investigue a idoneidade da empresa

Verificar os valores e a postura ética da empresa é fundamental na escolha de uma boa consultoria de registro de marca. Além de um bom relacionamento com o cliente, ela precisa passar confiança para que você se sinta seguro em colocar sua ideia nas mãos de outras pessoas.

Por isso, investigue se a empresa é idônea. Observe o quão transparente e comprometida com a qualidade ela é. Quanto mais, melhor, seja no detalhamento das informações prestadas, no auxílio, na atenção ou na clareza nos serviços.

Outra boa dica é pesquisar sobre fraudes no site do INPI. O órgão mostra alertas e avisos sobre ações oportunistas no mercado e ajuda a identificar possíveis golpes nessa área.

2. Certifique-se da competência dos profissionais

O pedido de registro de marca não é uma tarefa simples. Exige conhecimento técnico sobre o assunto e um acompanhamento constante de todas as fases do processo.

Por isso, conheça a competência e a experiência dos profissionais. Uma empresa com advogados e conhecimento na área jurídica é essencial para fundamentar uma posição perante o INPI, questionar alguma ação do órgão ou mesmo entrar com recursos, se necessário.

Portanto, busque dados sobre os profissionais e referências de outros clientes. Se a empresa costuma cometer erros, esquecer prazos ou alguma documentação, não é um bom sinal. Acredite: o índice de satisfação dos clientes é um bom termômetro para avaliar se o serviço é bom e confiável.

3. Firme um contrato bem detalhado

Assinando um contrato com uma consultoria de registro de marca

Apesar da presteza da consultoria de registro de marcas, o processo no INPI é, naturalmente, demorado. Em geral, leva-se pelo menos 18 meses para a conclusão de todo o procedimento.

Isso significa que a sua relação com a consultoria também será de longa data. Sendo assim, é fundamental que todas as informações pertinentes aos serviços prestados estejam detalhadamente explicitadas no contrato. Isso evita desacordos futuros sobre o que foi acordado ou não.

Verifique se o contrato detalha o que o serviço inclui, os valores, os procedimentos abordados e se delimita que a assessoria vai até a publicação do deferimento do pedido ou até a publicação da concessão da sua marca.

Isso porque depois do deferimento, ainda há uma taxa final para você finalmente obter a marca. Portanto, fique atento ao contrato e peça a inclusão de mais detalhes, se necessário.

4. Tenha os valores e taxas acertados

Além de acordar com precisão os valores cobrados pela consultoria, conheça todas as taxas requisitadas pelo INPI, que serão adicionadas aos honorários da empresa. A consultoria deve ser bastante transparente nesse ponto, detalhando como o serviço será cobrado.

Há, por exemplo, empresas que cobram por cada etapa do processo separadamente; outras estipulam um valor fixo para todo o processo; e outras cobram por pacotes com um conjunto de serviços.

Verifique também se serviços como recursos, ações judiciais e contestações estão inclusos nos valores previamente acordados ou se o contrato prevê somente o registro de marca.

Outra dica é desconfiar de empresas que cobram caro ou barato demais. A dica é prezar por um valor justo, com um serviço confiável e de qualidade. Afinal, você quer segurança e eficiência, e não sofrer com os riscos de não registrar sua marca, certo?


Agora que você sabe como escolher uma consultoria de registro de marca, comece já o seu pedido. Basta preencher o formulário da ANEL para pesquisar a viabilidade da sua marca!

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