Direito Autoral Registro de Marca

Como saber se uma marca já existe ao abrir uma empresa?

Registrar a marca é um dos primeiros passos a serem tomados quando se pretende abrir uma empresa. Mas, antes, é preciso saber se uma marca já existe, para que o seu processo de registro seja efetivado adequadamente.

Afinal, antes de solicitar o registro, é necessário ter certeza de que não existem outras marcas iguais ou parecidas no mercado. Caso contrário, você pode perder tempo e dinheiro com um complexo processo e, ainda, ter o seu pedido negado.

Para que isso não aconteça com você, vamos mostrar as formas de verificar se uma marca já existe e o que pode ser feito caso já tenha o registro. Acompanhe!

Como verificar se uma marca já existe?

Antes de criar um nome, o logotipo, o conceito da marca e toda a identidade visual, é preciso verificar se uma marca já existe. Saiba quais são as principais formas de fazer isso.

Pesquisar no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

O INPI é o órgão responsável pelo registro de marcas e patentes e, no portal do Instituto, você pode procurar pelas marcas que já foram registradas, evitando que alguma empresa conteste o seu registro.

O banco de marcas do INPI é disponibilizado para consulta pública, sendo uma das formas mais seguras e eficientes de saber se uma marca já existe.

A dica é fazer uma pesquisa aprofundada, considerando não apenas o nome, mas também o logo (de diversas formas), colocando nome completo, palavras-chave, número do processo, prefixos/radicais e várias combinações possíveis.

Procurar a marca na internet

Outra prática que também pode ajudar nesse processo é pesquisar no Google, nas redes sociais e em domínios para site a existência de marcas semelhantes ou iguais a que você pretende lançar.

Esse levantamento é importante porque você conhece melhor a concorrência, e, assim já elimina alguns nomes, facilitando o requerimento de registro posteriormente.

Homem procurando saber se uma marca já existe para poder abrir sua empresa.

Realizar uma busca na Junta Comercial

Para buscar uma marca, você também pode entrar no site da Junta Comercial do seu estado.

Esse órgão é responsável pelo registro de atividades empresariais e, por isso, também é uma forma importante para saber se uma marca já existe. Complementar sua busca com essa pesquisa pode ser muito útil e eficaz.

E, se já existir, o que pode ser feito?

O registro de marcas é válido por um período de 10 anos, podendo ser prorrogado pelo titular. Caso a marca de seu interesse já exista, a principal recomendação é que você crie uma nova e desenvolva outra identidade visual e outro logotipo.

Ainda que você encontre nomes apenas semelhantes ou com fonética um pouco parecida, lembre-se de que é preciso ter uma marca exclusiva. Caso contrário, a situação pode ser considerada como concorrência desleal.

Isso porque a semelhança pode se caracterizar como um aproveitamento indevido do posicionamento de mercado de uma marca já conhecida.

Por isso, é essencial garantir uma marca totalmente única, de modo que ela represente os valores da sua empresa. Assim, também é possível destacar o seu produto ou serviço no mercado, fixando-o na mente dos consumidores por meio de uma marca forte.

Ao verificar se uma marca já existe e tendo conhecimento de como proceder em caso afirmativo, você está mais próximo de obter êxito no registro da sua marca. Se você está abrindo um negócio ou mesmo se sua empresa já tenha iniciado as atividades, não deixe de realizar esse procedimento.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, fale com a ANEL agora mesmo e proteja a sua empresa!

DEIXE UM COMENTÁRIO