Marcas e Patentes

Como escolher a classe da minha empresa ao registrar a marca?

O registro de marcas não é algo muito simples. O processo exige conhecimentos técnicos e algumas particularidades para que sua marca seja registrada com sucesso. Um dos fatores que mais geram dúvidas em empreendedores, por exemplo, é como escolher a classe da marca.

Se você também está com dúvidas na solicitação de registro, fique atento às informações deste artigo. Vamos explicar os tipos de classes para que você faça a escolha correta ao registrar sua marca. Confira!

Quais são os tipos de classe existentes?

Toda empresa, desde as micros e pequenas até as grandes corporações, precisa garantir a proteção da sua marca. E, ao realizar o pedido de registro, você vai se deparar com a etapa de escolher a classe relacionada às atividades desempenhadas por sua empresa.

Nesse passo do procedimento, a empresa deve indicar o produto ou serviço que deseja proteger e, para isso, precisa escolher em qual categoria a marca se encaixa. No total, são 45 tipos de classes que servem, portanto, para classificar os produtos e os serviços.

Você pode conferir a lista de classes no portal do INPI, que segue um sistema separando os produtos nas classes de 1 a 34 e os serviços nas classes de 35 a 45.

Vale ressaltar que também existem as Listas Auxiliares, para o caso de produtos e serviços que não foram incluídos na lista principal.

Para que você veja um exemplo, segundo o arquivo do INPI, a classe 1 engloba os tipos de produtos relacionados a:

  • Substâncias químicas destinadas à indústria, às ciências, à fotografia, assim como à agricultura, à horticultura e à silvicultura;
  • Resinas artificiais não processadas, matérias plásticas não processadas;
  • Adubo;
  • Composições extintoras de fogo;
  • Preparações para temperar e soldar;
  • Substâncias químicas destinadas a conservar alimentos;
  • Substâncias tanantes;
  • Substâncias adesivas destinadas à indústria.

Já a classe 35 especifica os tipos de serviços relacionados a todo o tipo de comércio, incluindo:

  • Propaganda;
  • Gestão de negócios;
  • Administração de negócios;
  • Funções de escritório.

Administrador pensando como escolher a classe da minha empresa.

Como escolher corretamente a classe para registrar minha marca?

É preciso ter muito cuidado no momento de escolher a classe da marca. O registro errado pode ser muito prejudicial, visto que seu pedido pode acabar sendo indeferido pelo INPI, o que apenas trará prejuízos para a sua empresa.

Para escolher corretamente a classe, é preciso ter em mente que você deve ser bastante criterioso, considerando rigorosamente as atividades (relativas aos produtos e serviços) prestadas pela marca e especificando todos os detalhes relevantes quanto a esse aspecto.

Vale ressaltar que não há regras ou limites para a quantidade de classes. Esse fator pode variar conforme o objetivo e objeto social ou atividade devidamente comprovada de cada empresa.

Mas é importante saber que isso não significa que você deve registrar, indiscriminadamente, em quantas classes quiser.

O registro em classes desnecessárias não trará a proteção que você realmente precisa e, ainda, gerará mais gastos para o requerente do registro.

Por outro lado, se faltar no registro alguma classe que diga respeito às suas atividades, você pode ter complicações durante o procedimento. Além de a classe ficar sem a proteção legal, você corre o risco de outras empresas registrarem uma marca parecida em relação àquela classe ou, até mesmo, de sofrer com plágios.


Como você pode ver, escolher corretamente a classe para registrar sua marca é uma etapa fundamental desse processo. Muitas vezes, uma pequena escolha equivocada pode acabar levando todo o seu pedido por água abaixo, gerando prejuízos e dores de cabeça.

Para que isso não aconteça, lembre-se de fazer uma pesquisa criteriosa antes de realizar o pedido e não deixe de contar com um acompanhamento de uma empresa especializada, seja para o registro da sua marca ou para o registro de patentes.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre como escolher a classe da marca da sua empresa, fale conosco agora mesmo!

DEIXE UM COMENTÁRIO