Marcas e Patentes

Por que contar com uma assessoria na hora de fazer o registro de marcas?

Ao falarmos em marca lembramos de algumas famosas, como Coca-Cola e McDonald’s. Isso acontece, porque associamos um símbolo e nome a um determinado produto ou serviço. A marca é exatamente isso, um sinal que permite identificarmos um produto ou serviço oferecido por certa empresa. Por essa questão, fazer o registro de marcas é essencial.

Aliás, costumamos dedicar tempo e dinheiro para criar uma logo e um nome bacana para a marca, mas raramente nos preocupamos em fazer seu registro. Sendo assim, para não perder o direito de uso da sua e, consequentemente, seus clientes, é importante fazer o registro de marca

Contar com uma assessoria especializada no assunto proporciona mais facilidade no processo e você não precisa se preocupar em acompanhar as etapas, que pode levar até 3 anos para finalizar. 

A seguir, confira quais são as etapas desse processo. Logo depois, saiba por que é importante contar com uma assessoria para fazer o registro de marca. 

Como é o processo de registro de marcas?

O processo para o registro de marcas não tem muitas etapas. A seguir, você confere o passo a passo:

1. Fazer a busca

Primeiro é importante saber se a sua marca já foi ou não registrada por outra empresa. Isso pode acontecer e antes de iniciar o processo e fazer o pagamento da taxa, pesquisamos no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) se a sua marca está disponível para ser registrada.

Para isso, acessamos o sistema de busca de marca, digitamos o nome e clicamos em “Pesquisar”. Caso não haja nenhum registro com o mesmo nome que foi digitado na busca, o site vai alertar. Porém, se tiver, vai aparecer uma lista com todos os registros já feitos junto com o titular da marca. 

Dessa forma, digamos que a sua marca nunca foi registrada. Nesse caso, avançamos para o próximo passo sem nenhum problema. Porém, se ela já foi registrada é preciso analisar qual é a atividade que ela exerce. Pois, segundo a Lei de Propriedade Industrial, é possível registrar uma marca igual a outra, porém elas precisam exercer atividades diferentes.

Sendo assim, é necessário analisar essa questão antes de passar para o próximo passo. Afinal, se fizermos isso não estaremos de acordo com a lei.

registro de marcas

2. Pagar a GRU

Tudo deu certo no passo anterior, sua marca não foi registrada ainda ou já foi, mas exerce uma atividade muito diferente. Sendo assim, é hora de emitir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU)

Para isso, acessamos o site do INPI, realizamos um cadastro para a sua empresa e pagamos a GRU. Ao final, apenas guardamos o comprovante para fazer o acompanhamento do pedido, que é a próxima etapa do processo.

3. Solicitar o registro de marca

Após o pagamento da GRU iniciamos o terceiro passo. Acessamos o e-Marcas e preenchemos o formulário on-line com os dados que são pedidos. Provavelmente será solicitado um anexo com a imagem da sua marca e alguns outros documentos.

Sendo assim, solicitamos a imagem da sua marca em um arquivo JPG antes de iniciar o preenchimento do formulário. Além disso, é nesse momento que precisamos saber qual é o tipo de marca que a imagem se enquadra: nominativa, figurativa, mista ou tridimensional.

Por fim, aceitamos as declarações e enviamos o pedido de registro. Ao final desse processo, salvamos o comprovante de envio e anotamos o número do processo para acompanhar o pedido.

4. Acompanhar a aprovação

É essencial fazer o acompanhamento do processo de registro de marcas. Isso porque, podem ser pedidos documentos extras para serem entregues em determinados prazos. Sendo assim, há duas formas de acompanhar:

  • consultar a Revista de Propriedade Industrial (RPI) toda terça-feira, que é quando ela é publicada;
  • acessar o sistema de busca de marca, selecionar seu pedido e adicioná-lo em “Meus Pedidos”. Assim, o sistema avisa por e-mail quando houver algum andamento no processo.

De qualquer forma é nossa responsabilidade acompanhar o processo e enviar os documentos extras dentro do prazo. Se tudo correr bem, ao final o pedido será deferido. Nesse caso, será necessário fazer o pagamento de uma taxa relativa à emissão do certificado e ao primeiro decênio da marca.

registro de marcas

Por que contratar uma assessoria para fazer o registro de marcas?

Bom, vimos que o processo de registro de marca é relativamente simples, porém há detalhes que necessitam de atenção. Além do mais, é preciso saber como preencher corretamente os formulários, pois qualquer erro pode implicar em um indeferimento do pedido.

Sendo assim, é muito importante contar com uma assessoria para fazer o registro da sua marca. Assim, ela saberá como preencher corretamente os formulários, o que fazer em cada etapa do processo e fará o acompanhamento do pedido. 

Dessa forma, nenhum prazo é perdido e tudo é feito da forma correta. Aliás, a falta do acompanhamento do processo é um das principais causas da perda de registro de marca.

No fim, você pensou que iria economizar dinheiro ao fazer o processo sozinho, mas pode perder seu tempo e todo o dinheiro investido. Por isso, é tão importante contratar uma assessoria especializada no assunto.

Como a Anel pode ajudar a sua empresa no registro de marca?

A Anel Marcas e Patentes oferece assessoria especializada em registro de marcas. Ela conta com um time de profissionais para realizar todas as etapas do processo e para acompanhá-lo. 

Assim, basta que você informe os dados da sua empresa que nós faremos a busca para verificar se não há outra marca igual a sua já registrada. Depois da pesquisa, faremos o pagamento e daremos início ao pedido de registro de marca. Além disso, acompanharemos ele até seu deferimento.

Além de realizar o registro de marcas, negociamos marcas já existentes. Então, se você quer vender ou comprar uma marca, basta entrar em contato conosco que faremos todos os trâmites. 

Nós também oferecemos outros serviços de assessoria, como para registro de patentes, de softwares, de domínio, direitos autorais, transferência de tecnologias e prestamos consultorias. 

Entre em contato conosco e faça seu pedido de registro de marca.

 

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