Registro de Marca

Empreender com pouco dinheiro – 8 ideias de negócios com baixo investimento

Em épocas de crise, as pessoas precisam inovar e usar a sua criatividade para continuar ativas no mercado de trabalho, e algumas delas optam por empreender. Porém, nem sempre temos o investimento inicial necessário. Então como empreender com pouco dinheiro?

A resposta para esta pergunta está em ter uma perspectiva diferente sobre como empreender. É comum pensarmos que é necessário grande investimento para alugar sala, decorar o ambiente, contratar empregados e investir em equipamentos. Porém, é possível criar uma empresa no quarto da sua casa, com um computador e apenas com você administrando tudo. Aliás, sabia que algumas empresas, como Apple, HP e Windows nasceram na garagem da casa dos seus donos? 

Então, confira a seguir algumas ideias de negócio que podem ser colocadas em prática com pouco investimento.

1. Fazer brigadeiro 

Quem gosta de cozinhar, principalmente fazer doces, aqui está uma ótima dica de como começar um negócio. Fazer brigadeiros dá um bom lucro, basta você saber quais produtos comprar, como fazer, precificar e como vender.

O investimento inicial será só com os ingredientes para fazer o brigadeiro e com as ferramentas, como panela, fogão, embalagens e utensílios. Para vendê-los, você pode ir de porta em porta, fazer anúncios na internet ou fazer uma parceria com algum estabelecimento.

2. Fazer produtos de higiene

Com as pessoas refletindo mais sobre o que passam no corpo e sobre sustentabilidade, temos uma ótima oportunidade de montar um negócio ao produzir e vender produtos de higiene com ingredientes mais naturais. 

Assim, é possível fazer sabonetes, xampus em barra, desodorantes e cremes hidratantes em casa e usando ingredientes que não agridem a pele e proporcionam bons resultados. Para isso, é importante estudar sobre como os fazer e depois investir na compra dos ingredientes e ferramentas para a produção.

Sobre as vendas, elas podem acontecer pela internet, parcerias com lojas da sua região ou em feiras. Assim, há diversidade em como oferecer esse produto ao público.

empreender

3. Marketing de afiliado

O marketing de afiliado consiste, basicamente, em você divulgar um produto de outra pessoa e em troca você ganha uma comissão por cada venda realizada. Para isso, será necessário um computador, acesso à internet, blog ou rede social e se cadastrar em um programa de afiliados.

Assim, você escolhe os produtos que tem mais relação com o seu nicho. Depois é só começar a divulgá-lo para o seu público. A cada venda, uma comissão é dada para você. A Hotmart e a Amazon são dois lugares que têm programa de afiliados.

4. Loja virtual

A loja virtual é uma forma econômica de se vender e você pode comercializar diversos itens, desde artesanato até roupas, por exemplo. A questão é tentar encontrar um nicho de mercado em que você possa se destacar. Assim, haverá menos concorrentes e sua loja se destacará melhor. 

Porém, como montar uma loja, se a ideia é começar com pouco dinheiro? Bem, você pode criar uma loja em um marketplace, como o Elo7 ou Mercado Livre, por exemplo, que não cobram mensalidade e já dispõem de todo os recursos que são necessários. Assim, você só paga a eles se vender.

Sobre os produtos e onde ficará o estoque da sua loja, você pode utilizar um quarto ou outro canto da sua casa. Já os produtos podem ser físicos ou digitais. Além disso, eles podem ser artesanais, desenhados por você e feitos numa fábrica ou revendidos. 

5. Consultoria em marketing digital

Para quem tem conhecimento em marketing digital ou já trabalhou com esse tema em empresas, pode começar a oferecer consultoria para negócios. Como o mundo se encaminha para o digital e há um tempo já focamos nessa área, com certeza essas pessoas terão sucesso.

Muitas empresas ainda não sabem como aplicar o marketing digital em suas estratégias. Assim, este profissional pode orientá-las sobre como aplicar e quais estratégias criar para a internet. 

Além disso, ele pode identificar quais são as melhores oportunidades e dar suporte no planejamento e nas ações que serão tomadas para atingir os objetivos da empresa. Sendo assim, o interessante é montar um portfólio e cases de sucesso na área de marketing digital antes de prospectar clientes.

empreender

6. Redator freelancer

Oferecer serviços de redação para empresas é uma ótima oportunidade de trabalhar de casa. Para isso, é importante estudar sobre redação para web e começar a montar seu portfólio. 

Dessa forma, com o conhecimento necessário, um portfólio, um computador e acesso à internet é possível prospectar clientes e pegar os primeiros trabalhos de produção de conteúdo para blog. Depois, você pode se especializar mais e oferecer serviço de e-mail marketing e até de gestão de redes sociais.

7. Assistente virtual

Esta é uma profissão nova, assim como ser redator freelancer. Um assistente virtual presta serviços administrativos de forma remota. Assim, é preciso conhecer sobre atividades administrativas, ser organizado e responsável.

Para prestar esse serviço basta apenas que se tenha um computador, um telefone e acesso à internet. Assim, crie seu portfólio ou currículo e comece a prospecção de clientes. No início, Você pode criar um perfil em plataforma de contratação de freelancer, como Workana, Get Ninjas e 99 Freelas, para começar a encontrar seus clientes.

8. Infoproduto

O infoproduto está em alta, pois ele é escalável e pode render boas vendas. Sendo assim, identifique algum assunto que você tenha domínio e que possa ajudar outras pessoas, por exemplo, técnicas de venda para vendedores de pequenas e médias lojas. 

Depois de descobrir o tema, comece a criar seu infoproduto. Ele pode ser um e-book, um webinar ou um curso online, por exemplo. Enquanto o está criando é essencial criar a estratégia de lançamento, para quando o lançar ter muitas pessoas que queiram comprá-lo.

Como se pode ver, empreender com pouco dinheiro é possível. A partir das ideias de negócios que foram citadas, você pode escolher uma, mais de uma ou se inspirar para criar seu próprio nicho de negócio e começar a ganhar seu dinheiro.

Depois de ter a ideia do seu negócio, acesse nosso post sobre como montar um plano de negócios para que sua empresa cresça de forma mais rápida e com os objetivos já traçados.

DEIXE UM COMENTÁRIO