Empreendedorismo

10 Livros que todo empreendedor deveria ler

Ser um empreendedor de sucesso requer mais do que apenas experiência, requer estudo. Uma das formas de se adquirir conhecimento é por meio da leitura de livros. Com o boom do empreendedorismo nos últimos anos, cresceu o número de livros sobre esse tema. 

Sendo assim, listamos 10 livros que todo empreendedor deveria ler. Eles falam sobre empreendedorismo, criatividade, inovação e sobre experiências de vida de alguns empreendedores. Aproveite as indicações e comece hoje mesmo a ler.

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Somos humanos e cheios de hábitos. Por exemplo, quantas vezes no dia você para o que está fazendo para checar o smartphone para dar uma relaxada na mente? Provavelmente algumas vezes ao dia. Mas como mudar esse hábito?

Manter hábitos saudáveis é a chave para ter a vida que queremos e conquistar o sucesso que tanto gostaríamos. Sendo assim, no livro “O Poder do Hábito”, Duhigg explica como os hábitos são criados e o que você precisa fazer para mudar seus hábitos.

2. Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Neste livro, Cialdini mostra algumas armas para persuadir outra pessoa. Ao aplicar essas armas, você consegue obter mais facilmente o que quer da outra pessoa, seja uma informação, dinheiro ou engajamento nas redes sociais, por exemplo.

Estas são algumas formas de persuadir alguém : reciprocidade, compromisso, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Todas elas são comentadas com detalhes por Cialdini e você vai aprender como aplicá-las em seu negócio.

livros

3. A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Reneé Mauborgne

O livro “A Estratégia do Oceano Azul” fala justamente sobre a estratégia de como ter sucesso com sua empresa sem precisar se preocupar com a concorrência. Para isso, propõe-se que os empreendedores criem seus negócios em mercados ainda não explorados

Assim, eles fogem dos oceanos vermelhos, em que há muitas empresas concorrentes lutando entre si. Ao explorar o oceano azul, os concorrentes tornam-se irrelevantes. Dessa forma, os autores mostram porque essa é a melhor estratégia e apresenta ferramentas para criar o seu oceano azul.

4. O Lado Difícil das Situações Difíceis – Ben Horowitz

Ben Horowitz é um empreendedor respeitado no Vale do Silício. Em sua trajetória profissional ele criou algumas empresas de tecnologia. Assim, ele tem uma grande experiência no empreendedorismo.

No livro “O Lado Difícil das Situações Difíceis”, Horowitz conta sobre as dificuldades que podem existir em empresas e ainda fala sobre os erros que cometeu enquanto empreendedor e como os consertou. 

5. De Zero a Um – Peter Thiel e Blake Masters

Hoje é muito difícil criar algo novo e único. É mais fácil copiar e competir para tentar crescer no mercado. Isso é incentivado ainda pelo ritmo frenético em que nossas empresas são geridas, para que se conquiste mais e mais rápido. Assim, os gestores acabam sempre replicando o que já existe.

No livro “De Zero a Um”, Thiel fala sobre tudo isso e ainda mostra que quando uma empresa inova, ela se torna um monopólio. Para isso, é necessário resolver os pequenos problemas que ainda existem. Assim, a empresa tem mais chances de criar algo novo e ser única.

6. Originais – Adam Grant

Este livro fala sobre a criação de ideias originais. Como elas são criadas? Quais os melhores métodos para ter ideias originais? Essas são perguntas que o autor responde no decorrer do livro.

Para isso, ele apresenta estudos e histórias dos negócios, da política, dos esportes e do entretenimento para mostrar como algumas pessoas conseguiram ser originais e criar negócios e produtos.

livros

7. Mindset – Carol S. Dweck

Mindset é a forma com que pensamos. Basicamente, o livro diz que há duas formas de pensar: o mindset fixo e o mindset de crescimento. A pessoa que tem o primeiro valoriza o talento, já quem tem o segundo valoriza o esforço.

O objetivo é que as pessoas entendam os dois tipos de mindset e que foquem mais no de crescimento. Assim, a autora dá diversos exemplos sobre como ambos são aplicados no dia a dia e comenta sobre como podemos estimular o mindset de crescimento.

8. Grande Magia – Elizabeth Gilbert

Este é um livro sobre criatividade, em que a autora desmistifica a ideia de que criatividade é um dom que poucas pessoas têm. Na verdade, ela fala que para ser criativo é preciso foco, disciplina, muita prática e perseverança. 

Gilbert fala que o medo é o grande inimigo da criatividade e que é preciso ser mais curioso e passar por novos desafios para perder esse medo e ser mais criativo. Aliás, tudo o que ela fala no livro foi com base em sua história, pois ela é uma escritora conhecida mundialmente pelo livro “Comer, Rezar e Amar”.

9. Rápido e devagar – Daniel Kahneman

Neste livro, Daniel Kahneman mostra os seus 20 anos de pesquisa sobre a forma com que pensamos. Ele identificou que há duas formas de pensar: rápido e devagar. O pensamento rápido é aquele que dá a resposta de quanto é 2×4, que no caso é 8. 

Já o pensamento devagar é quem nos dá a resposta de quanto 87×9. Como se pode ver, o primeiro cálculo é mais ágil e requer pouco esforço, já o segundo requer foco e mais concentração. Assim, kahneman nos mostra o quanto essas duas formas de pensar estão presentes no nosso dia a dia e o quanto que o pensamento rápido influencia nas nossas decisões.

10. De Onde Vêm as Boas Ideias – Steven Johnson

Steven Johnson estudou por anos os padrões que se repetiam quando uma nova ideia inovadora surgia. Assim, em seu livro ele comenta sobre esse padrão e fala como podemos ter novas ideias hoje em dia, mesmo com o auxílio apenas da internet. 

Além disso, ele discute sobre sete padrões essenciais dos processos de inovação desenvolvidos tanto pelo homem como pela natureza. E, ainda, mostra pontos em comuns entre ambientes inovadores para os humanos e para a natureza. 

Este são alguns dos melhores livros sobre empreendedorismo e sobre os temas que envolve a profissão do empreendedor. Por isso, aconselhamos você a ler eles e abrir sua mente para novas possibilidades e caminhos em seu negócio ou no seu futuro empreendimento.

Se você conhece outros livros sobre o assunto e eles não estão na lista, deixe o nome dele nos comentários abaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO