Registro de Marca

Já existe outra marca igual a sua? Confira 4 dicas de como escolher um novo nome sem perder seus clientes

Sua empresa estava há alguns meses ou anos no mercado e você recebeu uma notificação extrajudicial para que o nome seja alterado, pois já tem uma marca igual a sua já registrada? Bem, isso pode acontecer quando não é feito uma pesquisa inicial na hora de criar o nome da empresa e nem feito o registro da marca.

A questão é que depois de um tempo o negócio adquire clientes e eles estabelecem uma ligação com a sua marca. Nesse processo de mudança de nome, muitos podem ficar perdidos, achando que o seu negócio fechou, por exemplo. 

Ou podem pensar que, assim como o nome mudou, os produtos também não são mais os mesmos. Dessa forma, sua empresa pode sofrer com a diminuição das vendas após a mudança.

Para que seu negócio não tenha uma crise muito grande, listamos algumas dicas do que você pode fazer para que seus clientes entendam o que está acontecendo e, assim, não percam a confiança e ligação com sua empresa. 

1. Mostre aos seus clientes que sua empresa está mudando de nome

As redes sociais possibilitam uma interação entre empresa e clientes como nunca vimos antes. Hoje tudo pode ser compartilhado em tempo real por meio de lives ou stories. Sendo assim, aproveite essa grande oportunidade na hora de mudar o nome da sua empresa.

Fale com seus clientes nas redes sociais, diga que está num processo de mudança do nome da marca e explique o motivo. Não importa se o motivo é para ressignificar a marca ou porque outra pessoa já registrou esse nome. O que mais importa é você ser honesto com seus clientes.

As pessoas gostam de acompanhar processos de mudança na vida de outras pessoas. Sendo assim, gere engajamento com essa mudança e, ainda, faça com que desde o início o público já comece a ficar ciente que haverá mudanças.

Aliás, você pode até sugerir uma votação para o novo nome da marca. Assim, os seus clientes podem participar dessa decisão e escolher junto com você.

marca igual

2. Faça um evento ou promoção na mudança de nome

Assim que o novo nome estiver escolhido, é hora de fazer com que mais pessoas, além daquelas das redes sociais, saibam da mudança. Para isso, realize uma promoção ou evento de inauguração do novo nome da sua empresa. Isso também fixará melhor a nova marca.

Por exemplo, se sua empresa vende produtos físicos ou serviços, dê um desconto durante a primeira semana de inauguração do novo nome da marca. Porém, se você é uma empresa de eventos ou até uma banda, faça um evento.

Assim, as pessoas conseguem associar melhor que sua empresa continua vendendo as mesmas coisas, porém se apresenta com um nome diferente.

3. Não retire o nome antigo de circulação imediatamente

A menos que sua empresa recebeu uma notificação extrajudicial de uso indevido de marca, por já ter outro negócio com o mesmo nome que o seu e que já havia sido registrado, não retire os produtos antigos de circulação imediatamente.

Vá substituindo-os gradativamente. Essa ação ajuda as pessoas a associarem o novo nome com o antigo. Porém, se você recebeu a notificação e a pessoa que a enviou está correta, o jeito é retirar os produtos de circulação no prazo estabelecido na notificação para depois inseri-los no mercado com a nova marca.

marca igual

4. Prepare-se para o processo

Passar pelo processo de mudar de nome da marca enquanto seu negócio já está com um público sólido é complicado. Por isso é preciso que você esteja preparado para essa fase. É importante planejar e ir com calma para que tudo ocorra bem.

E, assim que o novo nome for decidido, já faça o pedido de registro de nome da sua marca para que essa situação não se repita no futuro. 

O mais importante durante todo esse processo é deixar os seus clientes a par do que está acontecendo e começar a mostrar que apesar da troca de nome, o produto tem a mesma qualidade e que nada no seu produto ou serviço será alterado.

Eles precisam restabelecer a relação que tinham com a marca antiga. Isso vai levar um tempo, mas aos poucos tudo volta ao normal.

Então, siga as nossas dicas e evite que sua cartela de clientes diminua. Porém, se você ainda não passou por uma situação como essa de troca de nome, mas também ainda não fez o registro de marca da sua empresa, não perca mais tempo.

Confira nosso post sobre o que pode acontecer ao não fazer o registro de marca e entenda porque essa ação é tão importante.

DEIXE UM COMENTÁRIO