Empreendedorismo

Saiba como preparar sua loja para as vendas do natal

O final do ano está aí e é nessa época que as pessoas começam a se preparar para o Natal. Muitas delas gostam de decorar a casa, fazer uma ceia e comprar presentes para a sua família. Por isso, o lojista precisa preparar a sua loja para as vendas do Natal.

Afinal, no final do ano as pessoas estão mais propensas a fazer compras. Então, é esperado que o movimento nas lojas aumente e, por isso, os lojistas precisam estar preparados para aproveitar a época e não perder vendas.

Aliás, esse ano tem mais um bônus que é a liberação do FGTS pelo governo, fazendo com que as pessoas tenham um poder aquisitivo maior e, assim, possam investir nas compras de final de ano. Por isso, a seguir, você confere dicas do que pode fazer em sua loja com o objetivo de ter sucesso nas vendas e fechar o ano com as metas alcançadas.

1. Analise as vendas dos anos anteriores

A primeira coisa a se fazer a fim de se preparar para as vendas de Natal é analisar as suas vendas dos Natais anteriores. Ao fazer isso você tem uma base do quanto vendeu nessa mesma época nos últimos anos e assim, pode criar uma expectativa de venda para este ano.

Com esses números em mãos fica mais fácil de se planejar e não deixar faltar nenhum produto, contratar funcionários para que o atendimento continue com qualidade e já prever o quanto poderá faturar. 

Porém, além disso, é importante observar se o seu público mudou de comportamento. Isso pode ser feito por meio das vendas dos últimos meses. Assim, se ocorreu uma mudança você deve se preparar para atraí-los.

2. Garanta o estoque

Depois que você tem uma expectativa de quanto poderá vender no Natal, é hora de garantir seu estoque. Nessa época do ano os fornecedores tendem a ficar com menos tempo de atender e entregar os pedidos, pois a demanda aumenta. 

Além disso, eles também contam com produtos novos para serem lançados no Natal. Por esses motivos é preciso se adiantar e já prever o quanto precisará de cada produto do estoque e se irá adquirir lançamentos. Lembre que lançamentos são atrativos, pois as pessoas gostam de novidade.

Então, não demore muito para fazer o seu pedido com os fornecedores. Afinal, se deixar para fazer muito próximo do Natal, você corre o risco de receber eles faltando poucos dias para a temporada de compras finalizar. 

Além disso, você não vai querer que os clientes comecem a aparecer para comprar os presentes e você esteja em falta ou está sem nenhuma novidade. Então, para não perder a oportunidade de lucrar com essa data comemorativa, já faça os pedidos a fim de abastecer o estoque.

3. Enfeite sua loja

Um ponto que conta muito para atrair clientes é enfeitar a sua loja. Os clientes gostam dos enfeites de Natal e é um motivo a mais para eles entrarem com o objetivo conhecer sua loja. Por isso, separe uma parte do financeiro para comprar os enfeites. Se você já tiver enfeites dos outros anos e eles estiverem bem preservados, pode utilizá-los. Mas procure inovar com algum outro enfeite mais atual ou com uma disposição diferente da decoração.

Porém, é importante cuidar para que a decoração da loja não dê a impressão de desorganização. É necessário que os clientes entrem e saibam se localizar, sem serem atrapalhados pela decoração. 

vendas no natal

4. Faça promoções de Natal

Uma boa forma de chamar a atenção do público é criar promoções. Isso deve ser feito em qualquer época do ano e, principalmente, no Natal, quando as pessoas precisam comprar presentes, seja para a família ou para o amigo secreto, e querem economizar. 

Sendo assim, comece com aqueles produtos que você quer tirar de estoque. Porém, cuide para que o novo preço dos produtos não fique abaixo da sua margem de lucro. Afinal, você quer chamar a atenção dos clientes, mas se ficar no prejuízo. 

Se a sua loja permitir, procure colocar os produtos que estão em promoção numa gôndola ou cesto separado. Assim, os clientes os encontram com mais facilidade. Além disso, coloque as promoções na entrada da loja, para atrair mais clientes.

5. Invista em marketing digital

Investir em marketing digital é essencial nos dias atuais. Para fazer isso não é necessário dispor de muita tecnologia, basta ter um smartphone e criar uma conta da sua loja nas redes sociais, como Instagram e Facebook. 

Depois disso, você precisa alimentar essas contas por meio de postagens e stories. As postagens podem ser de temas que têm relação com os produtos que você vende. Porém, procure não colocar postagem apenas de produto, faça algumas sobre curiosidades e sobre como utilizar os produtos, por exemplo.

Já os stories podem ser de promoções que estão acontecendo, novidades em produtos e rotina da loja em si. Assim, você consegue aproximar as pessoas do seu empreendimento e também conquistar novos clientes.

Aproveite todas essas dicas de como preparar a sua loja para as vendas no Natal e arrase esse ano nas vendas. Essa é uma boa oportunidade de bater as metas do ano e começar 2020 com o pé direito. 

Se você tiver outras dicas de como se preparar para o Natal, deixe nos comentários abaixo.

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