Empreendedorismo

8 erros que devem ser evitados ao utilizar o Instagram no seu negócio

As redes sociais cresceram muito nos últimos anos. Hoje, perdemos as contas de quantas estão disponíveis para se criar um perfil. Porém, entre as mais populares está o Instagram. Esta rede social é mais visual e é muito utilizada entre as marcas e produtores de conteúdo. Por isso, é importante saber como utilizar o Instagram no seu negócio.

Então, a seguir, veremos os 8 erros que devem ser evitados e qual é a melhor ação a ser feita no lugar dos mesmos ao utilizar o Instagram no seu negócio.

1. Postar em horários diferentes

No início da sua estratégia é interessante sim postar em horários diferentes para analisar em quais deles suas postagens conseguem maior alcance e mais resultados. Porém, depois que você consegue encontrar horários bons para realizar as postagens não é vantajoso continuar postando em horários diferentes.

Aliás, essa prática só vai fazer com que suas postagens não sejam vistas por muitos seguidores. Assim, o trabalho de planejar e criar o post será em vão. Afinal, você poderia estar fazendo com que sua postagem alcançasse mais seguidores se ela fosse publicada em horários em que eles estão mais ativos.

E é sabido que quanto mais pessoas veem seus posts e interagem com ele, mais o Instagram indica seu perfil para outros usuários. Assim, é importante que seus posts sejam publicados em horários em que mais pessoas estejam online.

Instagram

2. Não planejar o conteúdo

Um perfil no Instagram não serve apenas para compartilhar conteúdo de forma aleatória. Aliás, é possível fazer isso, porém você não vai obter grandes resultados com essa prática.

Então, se você quer que sua marca seja mais reconhecida no Instagram, faça um planejamento de conteúdo. Essa prática pode ser feita todo início de semana ou a cada 15 dias. Assim, é possível criar uma estratégia a cada semana e observar se ela está tendo o resultado esperado. Caso não esteja, mude a estratégia na próxima semana.

Assim, você sabe o porquê de cada postagem e o que espera com ela. Aliás, se não tiver tempo de fazer as postagens durante a semana, você pode utilizar uma plataforma de automação para o Instagram, como a mLab. 

Dessa forma, é possível programar os posts da semana na segunda-feira e depois só acompanhar o resultado. Além do mais, essas plataformas oferecem relatórios prontos dos resultados alcançados.

3. Postar imagens de baixa qualidade

O Instagram é uma rede social com foco em fotografia e vídeos. Então, é preciso que estes sejam de boa qualidade. Afinal, se não forem, as pessoas não vão gostar e, por consequência, deixarão de seguir o perfil da sua marca.

Então, cuide da comunicação visual da sua marca no Instagram. Quanto mais alinhado isso estiver, melhores serão os resultados.

Instagram

4. Comprar seguidores

Muitos criadores de conteúdo do Instagram priorizam a quantidade de seguidores. Para isso, eles compram seguidores para aumentar essa métrica. Porém, essa não é uma ação recomendada. 

Isso porque, na maioria das vezes ela gera apenas números, pois muitos dos novos seguidores podem ser fakes. Além do mais, como esses novos seguidores não são conquistados por conta do conteúdo que sua marca produz, é bem provável que a entrada de novos seguidores não mude em nada no seu engajamento. Afinal, eles não vão curtir suas postagens ou comentar elas, afinal, eles não estão ali porque quiseram.

5. Utilizar muitas hashtags genéricas

O Instagram permite que você possa inserir hashtags nas postagens. Assim, sempre que um usuário pesquisar por uma hashtag que você utilizou fica mais simples dele encontrar a sua marca.

Porém, utilizar de muitas hashtags não é a melhor ação a se fazer. Isso porque, o Instagram pode classificar sua marca como fonte de spam. Além do mais, quando as pessoas encontram suas postagens por meio das hashtags, mas não curtem ou comentam, o Instagram pode entender que o seu conteúdo não é relevante e, assim, ele não o indica para outros usuários.

Então, sempre que for usar hashtag, prefira os termos segmentados e focados nos seguidores que irão se interessar pelo seu conteúdo. Além disso, use até 5 hashtags na descrição da postagem e até 15 no primeiro comentário. Assim, você estará usando a ferramenta da forma mais eficaz.

6. Usar o mesmo material para outras redes sociais

É preciso entender que cada rede social tem um foco específico e, por isso, necessita de estratégias diferentes. Então, utilizar a mesma estratégia no Instagram e em outras redes sociais não é o melhor a se fazer. 

Por isso, entenda como cada uma funciona e crie estratégias diferentes. Por exemplo, o Instagram é uma rede mais visual, o LinkedIn trata mais de assuntos profissionais e o Facebook possibilita que textos maiores sejam escritos nas postagens e que as pessoas vão estar mais dispostas a lê-los.

7. Não interagir com os seguidores

Além de fazer as postagens é preciso dar atenção aos seguidores. Sempre que eles comentarem, faça algo, seja curtindo o comentário ou respondendo a eles. Assim, seus seguidores sentem que são vistos por sua marca e passam a ter mais confiança nela ela.

Outra forma de interagir com os seguidores é criar enquetes, responder dúvidas ou mostrar o dia a dia da empresa por meio dos stories. Afinal, esse recurso é muito visto pelos usuários.

instagram no seu negócio

8. Não analisar os resultados

Você fez tudo o que foi indicado acima, como planejar o conteúdo, interagir com os seguidores, postar fotos com qualidade, mas não analisou os resultados? Bom, assim você não tem como avaliar se a sua estratégia está sendo eficaz. 

Então, emita relatórios semanais ou mensais e analise os dados. Perceba se as suas ações tem feito o engajamento crescer. Se não, procure mudar de estratégia e depois analise os dados novamente. Analisar os resultados é tão importante quanto fazer um bom planejamento. 

Agora, olhe para o seu Instagram e liste quais são os erros que você ainda está cometendo e pare com isso hoje mesmo. Siga as nossas dicas sobre como utilizar o Instagram no seu negócio e coloque elas em prática. Assim, você conseguirá uma base sólida de seguidores que realmente estão engajados e confiam na sua marca.

Além das redes sociais, é preciso cuidar do atendimento presencial da sua loja. Então, confira nosso post sobre o que é a PNL e como utilizar ela para aumentar as vendas do seu estabelecimento.

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