Empreendedorismo

Como melhorar o relacionamento com o cliente através do CRM

Sua marca tem um bom relacionamento com o cliente? Aliás, alguma vez você, como empreendedor, já fez esse questionamento? É interessante fazê-lo para saber o que é possível melhorar no relacionamento para melhor atender os clientes e fidelizá-los.

Clientes fidelizados são divulgadores da sua marca. Assim, sua empresa cresce mesmo sem ser o agente direto do marketing por detrás dos novos leads. 

Aliás, antes de falarmos sobre algumas práticas de fidelização de clientes, vamos conhecer uma ferramenta muito importante para o dia a dia da empresa: o CRM. Não sabe o que essa sigla quer dizer? Então, acompanhe que explicaremos ela a seguir.

O que é CRM?

O CRM (Customer Relationship Management), conhecido também como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, não é apenas um software de gestão, mas também um processo utilizado nas empresas com o objetivo de  melhorar a relação com o cliente e, assim, aumentar as vendas e otimizar os processos diários. 

Dessa forma, a empresa cria o hábito de armazenar informações dos seus clientes e registrar os passos já realizados com cada um deles para melhorar a atuação da equipe de vendas. Afinal, se a empresa segue o funil de vendas, é importante saber em qual estágio cada lead está para não repetir informações e saber como proceder no próximo passo.

Por isso, diante de tantas informações que precisam ser anotadas e de dados que precisam ser armazenados, é importante contar com uma plataforma de CRM. Pois, por meio dela, é mais fácil e rápido de encontrar o que procura e de registrar as últimas ações para cada lead e cliente.

Assim, a própria plataforma consegue avisar as pessoas da equipe de vendas sobre os próximos passos que precisam ser realizados com cada lead por meio de notificações. Além do mais, nela podem ser armazenados registros de compras, principais interesses dos clientes e informações pessoais.

relacionamento com o cliente

Por que o CRM é importante?

Vimos o que é o CRM, mas por que ele é tão importante para uma empresa? Bem, isso tem relação com o processo de vendas. 

Ao se ter uma plataforma que reúne todas as informações a respeito dos leads e clientes, a empresa passa a ter mais controle sobre seus processos de venda. A plataforma os tornam mais simplificados e diminui o esforço manual de encontrar e anotar as informações.

Além disso, esta plataforma é ótima para que a equipe de marketing obtenha informações a respeito dos clientes e, assim, possa criar campanhas mais certeiras. Pois, ao saber quais são os seus interesses e quais são as personas que a empresa busca atingir, o marketing pode criar estratégias que busquem alcançá-las para que elas possam se tornar leads, clientes e por fim, divulgadores da marca.

Então, o CRM centraliza informações, otimiza tempo e auxilia os setores da empresa para que o cliente seja bem atendido e, assim, uma relação mais próxima é estabelecida. Afinal, é esse o seu objetivo, melhorar a relação entre empresa e cliente.

O que fazer se minha empresa não tiver um software de CRM?

Digamos que sua empresa é pequena ou média e ainda não consegue investir em um software de CRM. Nesse caso, você pode criar uma planilha no Excel com uma lista dos seus clientes. 

Nessa lista, procure cadastrar o nome, data de nascimento, endereço físico, endereço de e-mail e telefone de cada cliente. Dessa forma, você vai ter informações necessárias para conseguir fazer várias estratégias de marketing que veremos logo adiante. 

Além disso, é possível criar outra planilha com a trajetória de venda de cada cliente ou lead. Assim, sua equipe de vendas vai saber qual é o estágio de cada lead ou cliente e não correrá o risco de repetir informações ou pular etapas.

Agora que vimos o que é o CRM e porque ele é importante para as empresas, vamos conhecer algumas estratégias com viés de marketing que podem ser aplicadas ao utilizar as informações salvas no CRM. Essas estratégias visam melhorar a relação com o cliente.

relacionamento com o cliente

Quais estratégias utilizar para melhorar a relação com o  cliente?

Descontos de aniversário

No CRM ficam armazenadas as informações pessoais de cada cliente. Uma dessas informações é a data de nascimento. Sendo assim, como forma de lembrar do seu carinho pelo cliente, é possível configurar a plataforma para notificar quais são os aniversariantes do dia.

Assim, sua empresa pode ligar para cada um deles e desejar felicidades pela data. Porém, se a sua empresa conta com muitos clientes, é possível até otimizar esse processo fazendo com que a plataforma encaminhe e-mails automáticos para os aniversariantes. Assim, você só escreve o e-mail uma única vez e depois ele é encaminhado aos aniversariantes.

Além de desejar felicidades pelo aniversário, sua empresa pode também dar descontos nas compras daquele dia ou daquela semana em que o cliente está de aniversário. Assim, além dele sentir que a sua marca lembra dele, também vai se sentir feliz pelo presente.

relacionamento com o cliente

Acúmulo de pontos

O acúmulo de pontos é uma forma de fidelizar o cliente e proporcionar a ele mais vantagens ao estar comprando com a sua empresa. Por isso, utilizar da estratégia de acúmulo de pontos é muito importante.

As pessoas gostam de saber que, a cada compra, pontos são acumulados e depois podem ser trocados por novos produtos ou serem utilizados para abater uma parte do valor de uma passagem aérea, por exemplo.

Cartão fidelidade

O cartão fidelidade também tem o mesmo viés do acúmulo de pontos, pois é uma forma de fidelizar o cliente. Afinal, ao completar o cartão ele irá ganhar um brinde. 

Se a sua loja é física, você pode ter um cartão físico, em que a cada compra ele recebe um carimbo. Assim, ao final de 10 carimbos, por exemplo, um brinde é dado ao cliente, como um produto grátis ou um desconto na próxima compra.

Porém, se a sua loja é virtual, você pode utilizar as informações do CRM para controlar quantas compras o cliente realizou. No restante a lógica é a mesma, ao final de um determinado número de compras realizadas pelo cliente ele ganhará um brinde.

Cashback

Com o cashback, parte do dinheiro que é utilizado nas compras volta para o cliente. Assim, ele entende que mesmo comprando, terá parte do dinheiro devolvida pela empresa. Essa é uma boa estratégia para fazer com que os clientes sejam fidelizados e passem a comprar apenas da sua marca.

Novamente, as informações para a devolução do cashback é obtida por meio dos dados salvos no CRM. Por isso, é tão importante ter uma base de cadastro que está sempre a sua disposição. Melhor ainda se ela for otimizada, assim como é o CRM.

Dessa forma, a sua empresa pode utilizar das informações salvas para atrair leads e fidelizar os clientes. Em ambos casos, ao se aplicar boas estratégias, a sua empresa desenvolve uma boa relação com o cliente e isso impacta ainda mais nas vendas e na imagem da marca.

Então, avalie a situação e veja se já está na hora ou não de investir em um CRM para o seu negócio. Hoje há diversas plataformas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. E você pode escolher aquela que melhor atende às suas necessidade e com um bom custo-benefício.

Aliás, já que estamos falando sobre gestão de cliente e marketing, aproveite para ler o nosso post sobre erros que devem ser evitados no Instagram da sua empresa.

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