Empreendedorismo

Como as cores podem influenciar a imagem da sua empresa

Você já percebeu as cores que as marcas utilizam? Por que será que a Coca-Cola tem como cor principal o vermelho e por que a cor do Facebook é azul? Bem, o que já podemos adiantar é que nada é aleatório. Sempre há um significado e um porquê de utilizar tais cores. E tudo se baseia na psicologia das cores.

Sendo assim, neste artigo veremos como as cores podem influenciar na imagem da sua empresa e qual é o significado de algumas delas. Mas antes veremos o que é a psicologia das cores.

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é o campo de estudo sobre a percepção que temos ao ver as cores. Assim, é estudado quais emoções elas despertam e como nos comportamos ao vermos as diferentes cores.

É claro que a percepção pode mudar de crianças para adultos e se temos alguma experiência já relacionada com determinadas cores. Mas no geral, as cores realmente despertam certas emoções. Não é a toa que os estabelecimentos do setor alimentício costuma usar sempre vermelho e amarelo nos logos.

Aliás, a psicologia das cores não é utilizada só para quando estamos criando a marca da nossa empresa. Ela é utilizada também quando nos vestimos, pintamos a casa ou criamos qualquer outra coisa que precise de cor.

Mas voltando a falar sobre marcas, muitas das decisões que tomamos quando compramos algo se baseia no emocional. Então, faz muito sentido se guiar pela psicologia das cores para escolher a cor que irá representar a nossa marca.

Segundo uma pesquisa da Color Marketing Group, quase 85% das razões que fazem uma pessoa escolher determinado produto tem a ver com a percepção da cor. Então, está mais que na hora de vermos o significado de algumas cores.

Qual é o simbolismo das cores?

Abaixo temos algumas das principais cores existentes e o seu simbolismo. Confira:

Amarelo

O amarelo é uma cor ambígua, pois, ao mesmo tempo que ele representa calor, otimismo, felicidade, poder e ação, ele também representa raiva, traição e inveja. Apesar disso, o que prevalece é o seu lado positivo. Aliás, esta é a cor que vemos com mais rapidez, por estar no centro do espectro eletromagnético. 

Sendo assim, ela é muito utilizada pelo setor alimentício e também por postos de combustíveis. Podemos identificá-la na logo do McDonald’s, Subway e nos postos Shell.

McDonald's

Azul

O azul representa segurança, tranquilidade, inteligência e frescor. Não é à toa que o vemos no céu e na água. Ele é uma cor corporativa e elegante. Além disso, é uma das cores mais utilizadas pelas empresas por transmitir pureza e confiança.

Podemos citar como exemplos de empresa, o Facebook, o Twitter, a Oral-B e a HP.

Facebook

Cinza

O cinza é uma cor que representa paz, tranquilidade, elegância e tenacidade. Equilíbrio é a palavra-chave dessa cor. Por conta disso, empresas como a Apple e Honda utilizam essa cor em seus logos. 

Apple

Laranja

O laranja é a cor da ação, do entusiasmo e da exaltação. Ela é a cor mais otimista de todas e estimula a área do cérebro que pede pela repetição da experiência prazerosa. É uma cor bem amigável.  O Firefox, a Fanta e a Harley Davidson são marcas que usam a cor laranja em seus logos.

Harley Davidson

Preto

O preto representa a elegância, sofisticação, modernidade e poder. Não é à toa que ao vermos alguém com roupas simples, mas pretas, temos a impressão de elegância e de poder. Marcas como a Nike e a Puma usam preto nos seus logos.

Nike

Roxo

Roso é a cor da criatividade, concentração, sucesso, inovação e mistério. Ela é relacionada com a área do cérebro que está ligada ao pensamento abstrato, a resolução de problemas e ao planejamento de ações. O Yahoo!, a FedEx e o Nubank utilizam a cor roxa em seus logos e produtos.

Nubank

Verde

Verde representa equilíbrio, natureza, riqueza, abundância, vitalidade e frescor. Ele é ligado à área da saúde. Por conta disso, clínicas, farmácias e empresas de produtos costumam utilizar essa cor, como a Unimed. Porém, marcas como Monster e Starbucks também utilizam o verde em seus logos. 

Starbucks

Vermelho

O vermelho é a cor da sensualidade, do calor, intensidade, paixão, energia e confiança. Esta é uma cor, junto com o amarelo, muito utilizada no ramo alimentício, como é o caso da Coca-Cola. O vermelho também é utilizado por outras empresas, como YouTube, Toyota e Nintendo.

Coca Cola

Qual cor escolher na hora de criar o logo?

Sabendo agora que as cores têm significados emocionais, é preciso um pouco mais de atenção na hora de utilizá-las no logo. Por isso, pense quais são os sentimentos que sua marca quer transmitir e de qual setor ela é. 

Além disso, sua marca não precisa ter apenas uma cor. Ela pode unir mais cores, fazendo com que mais emoções possam ser despertadas. Porém, quando for misturar mais de uma cor, é preciso entender um pouco sobre combinação de cores para que fique um logo harmônico. 

Então, se você está em processo de criação de marca, siga essas dicas. Mas se você já tem uma marca, verifique quais são os sentimentos e pensamentos que as cores dela transmitem. Se preciso, faça uma pesquisa com seus clientes. 

E se algo não estiver em sintonia com o que desejas transmitir, mude a sua logo. Uma marca que se destaca é aquela que pensa em tudo e que faz um bom branding.

Aliás, acesse nosso post sobre branding e entenda um pouco mais sobre o que ele é e qual é a sua diferença para a marca.

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