Empreendedorismo

6 dicas para sua empresa começar 2020 com o pé direito

Um novo ano começou e essa é uma ótima oportunidade de organizar a empresa para esse ano que se inicia. Afinal, é importante começar um novo ano com tudo bem organizado. Isso evita problemas e seu negócio tem mais possibilidades de prosperar.

Sendo assim, listamos 6 dicas para sua empresa começar o ano de 2020 com o pé direito e, assim, atingir os objetivos esperados para ela. Aproveite as dicas e as coloque em prática!

1. Estabeleça suas metas para o ano

O início do ano é como o início de um ciclo. Um novo tempo para colocar em prática o que ainda não foi feito. Por isso, é uma ótima época para criar novas metas para a empresa. Mesmo que as metas do ano que se passou não foram todas cumpridas, é hora de olhar para frente e criar novas metas ou até resgatar algumas do outro ano.

Sendo assim, revise as metas do último ano e analise onde você quer que sua empresa chegue esse ano. Assim, defina metas que possam ser metrificadas. Ou seja, não adianta escrever que quer “sucesso financeiro”. Defina um valor de faturamento que queira atingir.

Com um valor fica mais fácil de planejar os passos que precisam ser concluídos para atingir a meta. Pense nisso para todas as metas que definir. Afinal, se não der de planejar é apenas um objetivo e não meta.

Além de definir uma meta quantificável, estipule um prazo para cumpri-la. Dessa forma, você se esforça mais e não fica só deixando para depois.

2. Faça um planejamento anual

Após definir todas as metas e os prazos, é hora de fazer o planejamento anual. Nesse planejamento inclua como as metas serão atingidas, detalhando todo o plano estratégico.

Além disso, faça um planejamento para todos os setores da empresa, se você for o único gestor. Caso seu negócio seja maior e tenha um gestor em cada setor, é preciso se reunir com eles para fazer o planejamento.

O planejamento vai ajudar você a visualizar tudo o que é necessário cumprir para que seu negócio prospere e, assim, cresça ou, pelo menos, consiga ter um bom faturamento. Aliás, esse planejamento é ideal para quem ainda está com as contas e o restante da empresa desorganizado. 

Assim, é possível fazer tudo o que foi sendo deixado para depois, como separar de uma vez o financeiro da empresa do financeiro pessoal, criar as planilhas de controle financeiro, arrumar o estoque, entre outras tarefas da empresa. 

planejar

3. Organize o financeiro

Falando em financeiro, é importante organizá-lo e mantê-lo em dia para que nada saia do controle. Com todas as entradas e saídas registradas fica mais simples de saber de onde está vindo o dinheiro e para onde ele vai. 

Dessa forma, você consegue saber quais produtos estão com uma saída melhor e quais estão parados no estoque. Além disso, é possível saber em qual mês sua empresa vende mais e qual mês é preciso fazer alguma promoção com o objetivo de aumentar as vendas. 

Outra questão é que em ainda no primeiro semestre de 2020 é preciso fazer a declaração do imposto de renda. Sendo assim, isso é mais um motivo para organizar o financeiro da empresa.

4. Melhore pontos que são essenciais na sua empresa

Em um negócio sempre há alguns pontos que podem ser melhorados, seja no atendimento, no estoque, na logistica de compra com os fornecedores ou no atendimento. Sendo assim, liste quais são os pontos da sua empresa que precisam ser melhorados e faça isso acontecer.

Isso é importante para que seu negócio evolua e não fique apenas na média. Ao pensar dessa forma, estará cuidando melhor da sua empresa e possibilita que ela prospere.

5. Invista em aprendizado

Aliado ao tópico anterior, digamos que sua empresa precise melhorar o atendimento. Nesse caso, invista em um curso de técnicas de atendimento para os seus funcionários. Assim, eles aprendem a forma mais assertiva de atender os clientes.

Porém, não é só o atendimento que pode ser beneficiado com um curso ou um treinamento. Em uma empresa pequena, por exemplo, é comum que apenas uma pessoa realize várias funções, principalmente o dono do negócio. Porém, é difícil ter todo o conhecimento necessário para gerenciar estoque, financeiro e vendas, por exemplo. 

Por isso, verifique o que você também não tem tanto conhecimento e faça um curso de pequena duração. Um dos pontos que as empresas pequenas estão ainda engatinhando é a questão do marketing digital. Sua empresa tem perfil em redes sociais ou um blog? 

Essas redes são alimentadas com conteúdos com frequência? Se as respostas foram negativas, sugerimos que faça um curso sobre marketing digital para entender a importância dele para seu empreendimento.

6. Leia livros sobre planejamento e gestão

Além de cursos, uma excelente forma de aprender mais sobre como gerir seu negócio é ler livros sobre o assunto. Há muitos livros disponíveis nas livrarias que têm conteúdos excelentes sobre planejamento e gestão.

Sendo assim, separe um momento do seu dia para ler mais. Porém, se você não gosta de ler, é possível comprar ou baixar um audiobook e, em vez de ler, pode escutar a leitura do livro. Dessa forma, você aprende enquanto faz outra atividade.

ler livros

Agora é a hora de colocar em práticas as dicas. Reserve um dia para se organizar e fazer essa lista. No decorrer do ano você verá como foi importante planejar, definir metas, investir em treinamento, estudar e organizar o financeiro. 

Aliás, confira nosso post sobre 5 negócios promissores para 2020 e inspire-se neles se quiser montar um novo empreendimento. No mais, feliz ano novo!

DEIXE UM COMENTÁRIO