Empreendedorismo

Saiba como usar o feriado de Carnaval para vender mais!

O feriado de carnaval é o mais esperado pelas pessoas que gostam de se divertir. Nessa época, há bloquinhos de carnaval, festas e desfiles das escolas de samba. Este é um feriado em que os lojistas também podem aproveitar para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas precisam comprar fantasias, acessórios e outros itens para utilizar no carnaval.

Porém, é comum surgir a dúvida sobre como vender mais no feriado de carnaval. Como forma de auxiliar nessa meta, listamos abaixo algumas estratégias que os lojistas podem aplicar para aumentar as vendas. Acompanhe.

Atraia seus clientes pela vitrine

A vitrine da sua loja é a primeira coisa que os clientes que estão caminhando na rua vêem. Uma vitrine bem organizada, bem decorada e com produtos mais utilizados no carnaval com certeza irá chamar a atenção. Aliás, seja criativo para montar sua vitrine. Pegue referências na internet e crie uma vitrine bem criativa, chamativa e harmoniosa.

Além da vitrine, a fachada da sua loja e a decoração interior também são importantes para convidar o cliente a entrar no estabelecimento e para que ele se sinta confortável em passar quanto tempo for necessário ali dentro. Por isso, tenha uma bela fachada e invista na decoração do interior. Se não tiver muito dinheiro para investir agora, ao menos mantenha tudo bem pintado e organizado, isso já faz uma enorme diferença.

Entre as opções de produtos para colocar na vitrine, elas variam de acordo com o tipo de loja. Se você tem uma loja de roupas, coloque aquelas peças mais coloridas e que tenham detalhes em brilhos ou lantejoulas. Elas são as queridinhas para se passar o carnaval. Afinal, carnaval é festa e felicidade e roupas coloridas e com brilhos representam o carnaval.

Se a sua loja vende presentes e itens diversos, exponha na vitrine adereços de cabeça, como tiaras coloridas, maquiagens com glitter e outros itens que são a cara do carnaval. Olhe para o que você vende e selecione os itens que sempre vemos as pessoas utilizando no carnaval.

Crie pequenas promoções

Promoções são ótimas para atrair clientes e faturar mais. Para aproveitar o feriado que se aproxima, escolha aqueles itens que estão parados no estoque e que tem relação com o carnaval para colocá-los na promoção. 

Divulgue que sua loja está com promoção em alguns itens. Isso por ser feito por meio de cartazes na vitrine ou das redes sociais. Além dos itens que são típicos do feriado, coloque outros que os clientes possam se interessar. Porém, não coloque muitos itens em promoção, selecione apenas alguns.

Sobre o tipo de promoção, você pode dar descontos progressivos, em que a cada item adicionado na compra o desconto aumenta ou definir um desconto fixo por item. Você escolhe o que for melhor para o seu negócio.

vendas

Impulsione as vendas nas redes sociais

As redes sociais são ótimas para divulgar seu negócio e vender seus produtos. Porém, nesses canais é bom manter um fluxo constante de postagens e não postar apenas promoções e produtos. 

Por exemplo, se sua loja é uma clínica estética, em vez de postar no Instagram ou Facebook apenas os serviços que ela oferece e divulgar promoções, crie conteúdo sobre o assunto. Você pode criar posts com dicas para manter a pele saudável, indicar exercícios físicos para modelar ou emagrecer, criar uma rotina diária de cuidados pessoas, entre tantos outros assuntos.

Assim, os seus seguidores acompanham suas postagens para saber mais dicas sobre o assunto e, consequentemente, vão querer comprar os serviços na sua clínica de estética. Claro que se você ainda não começou a fazer essa criação de conteúdo, não tem problema. Apenas comece quanto antes.

Entre as postagens e stories sobre dicas e rotina diária de beleza, divulgue seus serviços e as promoções. Como estamos em época do carnaval, associe seus serviços ou produtos ao feriado. 

Por exemplo, considerando ainda o exemplo da clínica de estética, você pode oferecer um tratamento para gordura localizada que deixará o corpo perfeito para pular o carnaval. Porém, sempre seja verdadeiro em seus anúncios para que se estabeleça uma relação de confiança com o cliente.

Divulgue produtos utilizáveis no carnaval

Já citamos esta dica brevemente, mas vale a pena deixar ela mais clara. O feriado é de carnaval, nessa época as pessoas gostam de sair de casa e ir para os bloquinhos para dançar e se divertir com os amigos. Então, encontre em seu estabelecimento itens que combinem com essa temática e os divulgue.

Por exemplo, se o seu estabelecimento vende alimentos e bebidas, divulgue as bebidas e incentive o consumo de água no carnaval. Assim, você consegue alcançar mais clientes. Se o seu estabelecimento comercializa maquiagem, divulgue produtos mais coloridos, com glitter e cílios mais volumosos. 

Fazer a divulgação é parte essencial para aumentar suas vendas no carnaval e em qualquer outra época do ano. Com a divulgação, as pessoas passam a conhecer sua loja e você tem mais chances de aumentar o número de clientes.

feriado de carnaval

Preste um bom atendimento ao cliente

Você divulgou seus produtos, produziu conteúdo para as redes sociais, montou uma vitrine bem chamativa e os clientes começaram a aumentar. Agora, é preciso investir em um bom atendimento ao cliente.

Para isso, capacite seus vendedores para que eles saibam as melhores técnicas de como atender o cliente e deixá-lo à vontade. Um vendedor precisa compreender exatamente o que o cliente quer e mostrar as opções disponíveis na loja. 

Além disso, precisa ser simpático e atencioso. Um bom atendimento fará com que o cliente queira voltar a comprar em seu estabelecimento novamente. Assim, o aumento das vendas no carnaval gera clientes para o resto do ano.

Ao aplicar todas as estratégias, sua loja terá uma grande probabilidade de aumentar as vendas no carnaval. Então, não perca mais tempo e já comece a aplicá-las em seu estabelecimento. Aliás, se tiver mais alguma estratégia que acha que deveria estar na lista, fale sobre ela nos comentários.

DEIXE UM COMENTÁRIO