Empreendedorismo

5 Dicas de como fazer um bom controle de estoque

Você já ouviu falar sobre controle de estoque? Saiba que ele é essencial para todo estabelecimento que comercializa produtos físicos. Afinal, o estoque pode se tornar uma bagunça caso não se tenha o mínimo de organização e monitoramento sobre ele.

Então, se você é do time que já ouviu falar sobre esse termo e não sabe o que é exatamente ou nunca ouviu falar sobre ele, saiba que a seguir iremos saber o que é o controle de estoque e qual é a sua importância para o estabelecimento. Ao final, também veremos 5 dicas de como realizar um bom controle de estoque para reduzir o prejuízo e aumentar os lucros.

O que é o controle de estoque?

O controle de estoque é o monitoramento da entrada e saída de produtos do estoque. Dessa forma, o dono da empresa ou a pessoa responsável pelas mercadorias armazenadas tem um controle melhor das mercadorias disponíveis, do vencimento das mesmas e tem como conseguir um preço melhor com os fornecedores.

O controle de estoque pode ser feito por meio de uma planilha impressa ou online, um caderno ou um sistema online próprio para esse trabalho. É claro que um sistema online possibilita mais facilidade na hora de preencher e analisar os números, mas se o seu negócio é muito pequeno e não tem como pagar pelo sistema, é possível começar com a planilha impressa.

controle de estoque

Qual é a importância do controle de estoque para a empresa?

Em uma empresa não basta dedicar atenção apenas às vendas, afinal se não tiver produto não tem como vender. Por conta disso, é essencial ter um estoque organizado e ter uma planilha com a entrada e saída de produtos. 

Imagine, todo dia são vendidos diversos produtos e toda semana o estoque é reabastecido. Se não tiver um controle, mercadorias podem vencer, faltar e sobrar. Dessa forma, as vendas podem ser prejudicadas e seu estabelecimento terá prejuízo. 

O controle de estoque proporcionará uma melhor gestão dos produtos e, assim, você saberá quais são os itens que têm mais saída e quais que quase não são vendidos. Isso possibilita criar promoções para que consiga liberar os produtos que quase não são vendidos. 

Além do mais, ao fazer o controle de estoque é possível identificar quais novos produtos podem ser colocados à venda, baseado naqueles que as pessoas mais compram. Ou seja, ter um bom monitoramento das mercadorias armazenadas faz com que seu estabelecimento diminua o prejuízo e tenha um maior lucro.

Outro ponto que é beneficiado por esse monitoramento  é poder negociar com os fornecedores. Pois você sabe exatamente os itens que precisa, junto da sua respectiva quantidade. Assim, consegue falar com os fornecedores e negociar o que você quer e não somente depender das propostas deles.

Agora que sabemos o que é o controle de estoque e qual é a sua importância, vamos ver algumas dicas de como aplicá-lo na sua empresa.

5 dicas de como fazer o controle de estoque na sua empresa

A seguir, temos 5 dicas de como fazer o controle de estoque na sua empresa mesmo que ela nunca tenha feito um ou, se ela já faz, mas deseja melhorar.

1. Faça um inventário

O inventário consiste em listar todos os produtos que seu estabelecimento tem estoque, junto da quantidade de cada item. Nesse processo, é importante já verificar o vencimento de cada um para ver se há produto vencido. Se houver produtos vencidos, descarte. 

Aliás, mesmo com o controle de estoque, é importante fazer o inventário a cada certo período de tempo para verificar se os números estão batendo. 

controle de estoque

2. Utilize um software de controle de estoque

Vamos indicar utilizar um software de controle de estoque, isso porque com ele é mais simples de fazer o controle, principalmente se ele for integrado ao caixa. Quando se utiliza um software completo, que tem controle de estoque, caixa e outras funcionalidades, ele mesmo dá a baixa do estoque a cada venda realizada.

Dessa forma, não é preciso realizar a baixa manualmente todo final de expediente. Mas, caso sua empresa é pequena e não possa arcar com o investimento num software, é possível utilizar planilhas impressas.

Em ambos os casos, é essencial inserir no controle todas as mercadorias que entraram para o estoque, junto das suas respectivas quantidade e data de validade, bem como as que saíram, com suas respectivas quantidades. 

3. Treine os colaboradores

Os colaboradores do seu estabelecimento precisam saber que fazer o controle de estoque é essencial e também precisam entender como fazer esse controle. Por isso, treine eles para poderem realizar essa função, caso não seja você quem vá fazê-la.

Se o seu estabelecimento é pequeno e você vai utilizar a planilha para fazer o controle de estoque, os funcionários que realizam a função de caixa precisam saber que eles vão ter que anotar todos os produtos que foram vendidos, junto com a quantidade, para que no final do dia a planilha seja preenchida.

4. Realize promoções

Ao fazer o controle de estoque você percebeu que há produtos perto da data de vencimento ou que estão em grande quantidade e não têm uma boa saída? Então, realize uma promoção com eles para impulsionar o seu negócio e diminuir o estoque desses itens.

controle de estoque

5. Analise os relatórios ou planilhas com frequência

Além de preencher as planilhas ou dar entrada e baixa dos produtos no software de controle de estoque, é importante analisar os dados a cada período. No software você pode gerar relatórios do estoque e analisar como andam as vendas e como estão as compras de produtos. 

Já com as planilhas é preciso fazer um cálculo mais manual. Mas, mesmo assim é possível fazer a mesma análise.

A partir dessa análise, o empreendedor pode tomar certas ações para melhorar a forma como está sendo feito o controle e outras ações que vão gerar mais economia e lucro para o estabelecimento. Por exemplo, criar um fluxo de entrada e saída de produtos, definir responsabilidades, definir datas e períodos para as compras e definir um volume mínimo e máximo para cada produto.

Aplicar o controle de estoque em seu estabelecimento, seja ele pequeno ou grande, possibilitará que reduza os prejuízos e tenha um estoque mais organizado e condizente com as vendas. Então, aplique as dicas e organize melhor o seu estoque.

Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos empreendedores também saibam como fazer um bom controle de estoque.

DEIXE UM COMENTÁRIO