Empreendedorismo

8 Dicas de como se manter produtivo no trabalho home office

O coronavírus (Covid-19) se tornou uma pandemia e fez com que os governos de diversos países pelo mundo adotassem a medida preventiva de supressão, que é quando apenas os serviços essenciais (supermercados, hospitais e segurança) ficam em funcionamento e o restante do comércio deve fechar para que as pessoas fiquem em casa.

Essa ação é necessária para que não aconteça uma superlotação nos hospitais, afinal o Covid-19 se prolifera muito rápido. Assim, com as pessoas em casa, o contágio é dificultado.

Porém, muitas empresas, mesmo fechadas, não pararam. Elas continuaram com seus serviços enquanto os funcionários trabalhavam home office. Aliás, mesmo se algumas empresas voltarem a funcionar, será preciso cumprir regras de segurança para a saúde até que a pandemia passe. Entre essas regras, está que as pessoas em grupo de risco devem ficar trabalhando de casa.

Dessa forma, pessoas que nunca pensaram em ter um trabalho home office tiveram que se habituar a essa nova rotina. Porém, para que o trabalho flua em casa e para que essas pessoas não se sobrecarreguem, abaixo seguem 8 dicas de como se manter produtivo no trabalho home office.

1. Tenha um espaço para trabalhar

É normal que você não tenha um lugar apropriado para trabalhar em casa, já que essa é uma situação nova. Mas saiba que é muito importante para a sua produtividade que se tenha um lugar próprio para o trabalho

É claro, que algumas pessoas, mesmo trabalhando do sofá, da cama ou da mesa de jantar, continuam sendo produtivas. Mas imagine passar 2, 3 ou 4 semanas trabalhando do sofá. Suas costas vão sofrer com isso. 

Então, se não te atrapalhar, trabalhe alguns dias do sofá ou da cama, sem problemas. Mas se você mora com outras pessoas em casa e para você é importante ter um espaço para trabalho, monte um em seu próprio quarto ou em um cômodo que está sobrando.

Você só precisará de uma mesa, uma cadeira, seu computador e uma agenda, se for o caso. Assim, é possível trabalhar como se estivesse em um escritório de verdade.

home office

2. Entre em acordo com a família

Em tempo de quarentena, ou supressão, a família inteira está em casa, até mesmo os filhos, pois as escolas também estão fechadas. Dessa forma, realizar o trabalho home office se torna um pouco mais complicado. Afinal, nem sempre as pessoas entendem que você está trabalhando em casa. 

Por conta disso, é importante conversar com a família e estabelecer um acordo. Se você mora com os pais, pode definir regras, como quando a porta do cômodo em que você estiver trabalhando está fechada, eles não podem entrar para conversar ou pedir favores. Somente quando você sair do quarto é que não estará mais trabalhando e, assim, pode socializar com eles.

Mas se você mora com o esposo ou esposa e tem filhos, é possível estabelecer um acordo de que em um período do dia você fica com as crianças enquanto o companheiro trabalha e no outro período é a sua vez de trabalhar enquanto os filhos ficam com o companheiro. Assim, ambos conseguem trabalhar mesmo com os filhos em casa.

3. Evite distrações

Trabalhar em um cômodo que tenha porta ajuda muito a evitar as distrações. Afinal, você consegue se isolar do restante da sua família. Mas as distrações também podem vir de outras fontes como o smartphone e as redes sociais. 

Por isso, se você quer focar ao máximo no trabalho, desligue as notificações do celular e não fique com a aba das redes sociais aberta em seu computador. Reserve um tempo durante o dia para acessar as redes sociais. 

4. Mantenha sua mesa de trabalho organizada

Um ambiente de trabalho organizado facilita na hora de realizar as tarefas diárias. Por isso, evite a bagunça de papéis, cabos e outros objetos sobre a mesa. Preze por deixar apenas o necessário para o seu trabalho, como agenda, fone de ouvido, celular e água. 

Todo o restante dos papéis ou materiais prefira deixar guardado em organizadores de documento, pastas ou gavetas. Assim, seu dia tende a ser mais produtivo.

5. Estabeleça um horário para começar e parar de trabalhar

Quando não estamos acostumados com o trabalho home office e de uma hora para a outra precisamos adotar esse formato de trabalho é comum que passemos mais tempo trabalhando do que se estivéssemos na empresa.

Ou pode acontecer o contrário, de procrastinarmos muito e, assim, rendemos pouco durante o dia. Por isso, independente do seu caso, defina um horário para começar e terminar de trabalhar. Dessa forma, sua mente entende que é preciso trabalhar durante aquele período e você não se sobrecarrega ao trabalhar demais. Afinal, descansar é importante.

6. Dê pausas para o trabalho

Para que sua produtividade no trabalho seja boa e para que seu corpo fique por horas trabalhando sem reclamar de dores, é importante tirar pausas para levantar, ler, caminhar um pouco e voltar a trabalhar.

Procure se dar pausas de 5 minutos a cada hora. Assim, sua mente descansa e seu corpo relaxa. Além do mais, não esqueça de fazer as refeições nos horários certos e de se hidratar.

home office

7. Preze pelo conforto

Ao trabalhar em casa, você precisa de uma cadeira confortável em que consiga trabalhar por horas sem sentir dor nas costas. Alinhado a isso, a mesa deve estar a uma altura confortável também para que suas costas, pescoço ou pulsos não sintam dor ao longo do dia.

Além desses móveis serem confortáveis, você precisa ter uma postura ergonômica de trabalho. Com suas costas retas e com a altura confortável para digitar no computador, você não vai sofrer com dores depois de passar o dia trabalhando.

8. Tenha uma lista das tarefas que precisa entregar

Para ajudar na sua organização diária, utilize uma agenda ou planner para anotar as tarefas que precisa fazer no dia. Faça a lista de acordo com a prioridade das tarefas. As que têm maior prioridade coloque no topo da lista e as que têm menos no final.

Assim, você não fica perdido em relação ao que precisa ser feito. E seja flexível, pois podem surgir imprevistos e será necessário alterar um pouco a sua lista de tarefas.

home office

Não sabemos quando a pandemia passará. Até lá é preciso seguir as normas de saúde para evitar o contágio. Então, enquanto estiver trabalhando de casa, adote as dicas para manter sua produtividade no trabalho home office. 

E tenha sempre em mente que para o seu trabalho ser produtivo você precisa se alimentar bem, descansar, fazer atividades de lazer (desde que seja dentro de casa) e cuidar de si mesmo. Assim, sua mente e corpo têm tempo de descansar para dar continuidade à rotina de trabalho home office.

Achou que faltou alguma dica? Então, deixe ela nos comentários.

DEIXE UM COMENTÁRIO